sexta-feira, 22 de abril de 2011

Assistentes do Bem

Turma do Bem promove curso 
Assistentes do Bem a Distância
Depois de formar 24 jovens como Assistentes de Saúde Bucal, a OSCIP Turma do Bem amplia o número de beneficiados com o mesmo curso, mas em formato semi presencial















Em 28 de março, 291 jovens de diversas regiões do Brasil iniciaram o curso semi presencial de Auxiliar de Saúde Bucal (ABS). O projeto intitulado de Assistente do Bem a Distância proporciona gratuitamente a beneficiários do Projeto DENTISTA DO BEM, o principal projeto da OSCIP Turma do Bem, um curso de formação técnica totalmente gratuito. 
Para participar do curso foi preciso preencher alguns requisitos: estar cursando ou ter concluído o ensino médio, ter entre 15 e 18 anos e ser beneficiário do Projeto DENTISTA DO BEM.
A divulgação do curso foi realizada pelos coordenadores regionais que, junto com os pais dos jovens, preencheram a ficha de inscrição dos alunos
A equipe da TdB, responsável pelo projeto, analisou as inscrições e fez a seleção dos candidatos. 
Para a aluna selecionada, Geizi Gomes da Cruz, de Teresópolis, fazer o curso de ASB é uma oportunidade única. “Eu nunca iria ter condições financeiras de fazer um curso como esse. Minha vida irá mudar depois de concluí-lo. Terei uma profissão e um futuro com mais oportunidades”, comemora. 
Os alunos serão tutorados por coordenadores do Projeto DENTISTA DO BEM que irão ministrar as aulas teóricas e práticas no próprio consultório. Tanto alunos como tutores receberam material pedagógico e um outro informe com orientações para o uso adequado da ferramenta digital, o SitEscola.com, organização que presta serviços na área educacional via internet .
“O rendimento de cada aluno depende do esforço individual dos alunos, do estímulo do tutor e do uso adequado das ferramentas que estamos disponibilizando. É uma somatória de forças que exige comprometimento e harmonia”, afirma a diretora do curso de ASB a Distância Miriam Bibancos.     
O curso de ASB oferecido pela TdB terá duração de nove meses, com carga horária total de 660 horas de aulas teóricas mais 60 horas de estágio (as aulas práticas serão realizadas no próprio consultório do dentista tutor).
Na grade curricular  estão as disciplinas de biossegurança, administração, auto-cuidado e treinamento em todas as áreas da Odontologia (prótese, dentística, endodontia, periodontia, cirurgia, anatomia, radiologia e odontopediatria).
O objetivo do Curso de ASB a Distância é orientar o desenvolvimento profissional de jovens, facilitando sua inserção no mercado de trabalho, prepará-los para a prestação de serviços específicos à Odontologia visando a promoção, conservação, preservação e recuperação da saúde bucal.
De acordo com o presidente voluntário da TdB, o cirurgião-dentista, Fabio Bibancos, o curso fecha um ciclo completo de transformação. “Primeiro esses jovens extremamente pobres e em péssimas condições de saúde bucal receberam tratamento odontológico pelo Projeto DENTISTA DO BEM e agora serão capacitados com uma experiência profissional que os ajudará a no mercado de trabalho. Eles estão mais próximos do primeiro emprego e o piso salarial de um ASB é, em média, de R$ 770. Muitos deles têm renda familiar de R$ 500”, afirma.
A patrocinadora do curso de ASB a Distância é a J.P Morgan Chase Foundation que investe em projetos sociais e educacionais.

Sobre o SitEscola.com - O SitEscola.com é uma organização que presta serviços na área educacional, especializada em ensino a distância – EAD via internet. O objetivo é suprir a necessidade de formação continuada e orientação geral para profissionais de diversas áreas que enfrentam as crescentes exigências do mercado.
Sobre a Turma do Bem – A TdB é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), fundada em 2002, que tem como missão mudar a percepção da sociedade na questão da saúde bucal. O DENTISTA DO BEM é o principal projeto da Turma do Bem e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas que atendem gratuitamente crianças e adolescentes de baixa renda proporcionando-lhes tratamento odontológico até completarem 18 anos. Atualmente, 9 mil cirurgiões-dentistas integram a rede e, 18 mil crianças foram beneficiadas.


Informações para imprensa: 
Juliana Zaroni
Jornalista – MTB 45578 / SP
F: (11) 5084-7276
juliana@turmadobem.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista com Fábio Bibancos