sábado, 2 de julho de 2011

Proposta é excluída na 4o Conferência Municipal de Mogi das Cruzes - Perdemos uma Batalha mas não a Guerra!!! E a inclusão da escovas, pasta de dente e fio dental na cesta básica vai chegar à Conferência Nacional!!

     A 4o Conferência Municipal da Saúde em Mogi das Cruzes foi um marco para a Odontologia em nosso município.               

     Tudo começa em um "brain storm" dividido em 3 salas, onde seria discutido os 3 eixos na melhoria do atendimento do Sistema Único de Saúde:
Sala 1 - Eixo I - Políticas de Saúde na Seguridade Social, segundo os princípios da Integralidade, Universalidade e Equidade.
Sala 2 - Eixo II - Participação da comunidade e Controle Social.
Sala 3 - Eixo III -  Gestão do SUS (Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação Público Privado, Gestão do Sistema, do trabalho e da Educação em Saúde.)

     Eu fiquei na sala 2, junto com a voz do povo! Foi demais, houve a participação massiva dos "Usuários do Sistema". Eu estava representando os "Trabalhadores da Saúde", juntamente com os "Gestores da Saúde" (profissionais ligados à Secretaria e Conselho Municipal de Saúde), formando o tripé da saúde. 
  Tudo em que acreditamos, foi debatido, como:  Humanização dos profissionais da saúde, Capacitação sobre o Controle Social, exercício da Cidadania, Educação continuada, clareza nas contas públicas, Fortalecimento dos Conselhos de Bairros, Associações, Entidades de Classes, Ong..etc..etc..etc..

    Ou seja, o povo quer respeito, quer carinho, quer ser visto pelo médico, orientado, escutado, ser bem recebido, bem tratado, bem medicado, se sentir assistido, acolhido, orientado, CAPAZ!!
  Ter a oportunidade de gozar de SAÚDE!!!
  
  "Proposta de incluir um kit de saúde bucal (escova, pasta de dente e fio dental) nas cestas básicas e lista de medicamentos fornecidas através da Secretaria de Saúde", foi aprovado por todos!!! Uhuuu...avançamos uma etapa, foi unanimidade a opinião de que a falta da ferramenta adequada é a causa da falha na prevenção das doenças bucais.
  
     Chegamos na Assembléia Geral, onde as propostas seriam votadas por todos os eixos e incluídas na apresentação para a Conferência Regional. Uma a uma elas eram apresentadas, sendo ao final aprovadas ou não, com a manifestação da platéia ao levantar seus crachás ao alto. Eixo I,  todas foram aprovadas!! Eixo II, a nossa proposta sendo lida, crachás ao alto!! - "DESTAQUEEE!!!" 
  - O QUÊ? - perguntou a mediadora - ALGUÉM NÃO CONCORDA COM ESSA PROPOSTA?
  - EU, MARIANA, FARMACÊUTICA. - inscrita como Trabalhadora da Saúde.
  -Afffff....olhei para os meus colegas e só esperei o barulho da bomba!
  - TENHO UMA RESSALVA, ESSE "KIT" NÃO É NECESSIDADE BÁSICA, POIS A PASTA DE DENTE NÃO É CONSIDERADA MEDICAMENTO, E SIM UM ITEM DE HIGIENE PESSOAL! PORTANTO NÃO DEVE ESTAR NA LISTA DE MEDICAMENTOS ESSENCIAIS!

O QUEEE QUEEEEEÉ ISSOOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!

ESCLARECENDO -  A pasta de dente é comprovada científicamente que reduz a incidência de Cárie Dental (doença), sendo amparada por uma Legislação vigente em todo o Brasil, Portaria nº 79 de 28 de agosto de 2000, Anvisa, que regulamenta a concentração de Flúor na Categoria grau 2 (com grau de risco potencial), e classificada como item de Higiene BUCAL, amiga... BUCALLLL E NÃO PESSOAL! Ou seja, um medicamento essencial de uso preventivo, contínuo e moderado, pois o seu excesso pode causar danos à saúde.  - Tive direito de defesa da proposta, e a oportunidade de falar para em torno de 100 pessoas, mais a banca gestora, POR 20 SEGUNDOS, a bobagem que aquela trabalhadora da saúde estava falando!! Com a orientação da mediadora e da tal Mariana num tempo que me foi dado de 1 minuto escutei a fulana e fui induzida à nova PROPOSTA por ela relatada: "DISPONIBILIZAR UM KIT DE SAÚDE BUCAL ( ESCOVA, PASTA DE DENTE E FIO DENTAL) PARA PESSOAS COM RESTRIÇÃO SOCIAL COMPROVADA ATRAVÉS DE VISITAS PERIÓDICAS DA SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL." 

    Mais uma vez: O QUEEEEEEE QUEEEEÉ ISSOOOOOO!!!! (aqui eu peço minhas profundas e sentidas desculpas, de ser inexperiente e ingênua ao me deixar levar, e não ter sido mais reticente em desaprovar a opinião da FARMACÊUTICA)  

    Como assim??? A SAÚDE é um direito de todos!!! O QUE ESTÁ ACONTECENDO??? O QUE ACONTECEU COM A MINHA PROPOSTA?? ASSISTÊNCIA SOCIAL?? RESTRIÇÃO SOCIAL?? 
    O MEU MUNDO CAIU...................EU NÃO FALEI NADA DISSO...MUDARAM MEU TEXTO...E CLARO, A BANCA EXCLUIU A PROPOSTA DA LISTA!!!! 
   
     Aí virou uma falação a assembléia, manifestações de apoio ecoavam em minha presença, me vi encabeçando uma legião de usuários do sistema, que como a própria classificação os faz jus, USAM O SISTEMA!!! VIVENCIAM A DEFICIÊNCIA DA ASSISTÊNCIA À SAÚDE!!!
   
   FIZEMOS BARULHO SIM!! COLOCAMOS NA MESA O CÂNCER DA SAÚDE PÚBLICA, QUEBRAMOS PARADIGMAS, ROMPEMOS BARREIRAS, E ESCANDALIZAMOS A INEFICIÊNCIA DA PREVENÇÃO EM SAÚDE BUCAL!!!
  
    E a IGNORÂNCIA daqueles que fazem um pré conceito de nossa intensão ao promover uma ação como essa,  foi o motivador da atitude tomada pelo Secretário Municipal de Saúde de Mogi das Cruzes, Dr. Paulo Villas Boas, que se viu obrigado a tomar a palavra e se comprometer na frente de todos ali presentes, acalmando os ânimos, que estará me recebendo no Conselho Municipal de Saúde, onde eu novamente apresentarei a proposta, como forma de projeto para a aprovação e implantação do Kit de Saúde Bucal para todos no município de Mogi das Cruzes, não acreditando que isso teria força nas outras etapas até a Conferência Nacional. Deixa ele saber disso na Conferência Regional.... 
   
     Voltei a respirar nesse momento...Pensei comigo.."Nem tudo está perdido..estou tendo a oportunidade de começar a executar essa ação AGORA, AQUI!!"  - Não seria esse o objetivo?? 
     No fim, fui convocada para ser integrante das pessoas que estarão na Conferência Regional. E lá, engrossar o caldo de meus companheiros que brilhantemente conseguiram a aprovação desta mesma proposta em diversos municípios de nosso estado. 
      É com muito pesar que não estarei carregando a bandeira do meu município nessa etapa, mas a coisa é muito maior, eu não quero que isso se restrinja a nenhuma classe social ou regionalidade, isso é um direito de todos, com muita ALEGRIA carregarei a BANDEIRA DO BEM, E ESTAREI LÁ NA CONFERÊNCIA REGIONAL, DEFENDENDO  a PROPOSTA movida pelos integrantes da OSCIP TURMA DO BEM, em INCLUIR ESCOVAS, PASTAS DE DENTE E FIO DENTAL NAS CESTAS BÁSICAS DE TODOS OS TRABALHADORES. E ASSIM CHEGARMOS À CONFERÊNCIA NACIONAL!!!!!!
      
      EU VOU ESTAR LÁ...COM A MINHA FÉ E PERSEVERANÇA, AGORA MAIS FORTE DO QUE NUNCA!!! E APÓS ME FERIR COM ESSA PEDRA NO MEU CAMINHO, LEVAREI ESSA CICATRIZ, COMO UMA TATUAGEM NO MEU CORPO, REPRESENTANDO MINHA DEVOÇÃO E FIDELIDADE AOS MEUS PRINCÍPIOS ÉTICOS E PROFISSIONAIS ASSUMIDOS. 

    A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS!!!  
    “Primeiro te ignoram, depois te ridicularizam, depois te combatem e por fim você ganha”. Gandhi
     

     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista com Fábio Bibancos