quinta-feira, 2 de junho de 2011

jornal Mogi News | Muito mais notícia!

jornal Mogi News | Muito mais notícia!

Resp. Social

Matéria publicada em 28/11/10
Saúde bucal
Turma do Bem atende crianças carentes
Grupo de dentistas particulares fornece tratamento dentário completo para crianças até os 18 anos; seleção prioriza a situação precária dos dentes
Guilherme Bertti
Os especialistas da Turma do Bem, que atendem em Mogi, fazem todo o tipo de procedimento dentário, até os mais complexos

A Turma do Bem, formada por um grupo de dentistas particulares, é uma Organização da Sociedade Civil de Direito Público (Oscip), que fornece tratamento dentário completo para crianças carentes até completarem 18 anos. Fundada em 2002, pelo dentista paulistano Fábio Bibancos, a entidade atua em mais de 600 cidades do Brasil, Portugal e diversos países da América Latina.
Em Mogi, o Projeto Dentista do Bem conta com 30 dentistas, que já adotaram 84 crianças carentes de diversos bairros.
A coordenadora da Oscip em Mogi, Roberta Suely Siqueira da Silva, diz que pretende ampliar o cadastro de dentistas e crianças atendidas na cidade: "Nós já realizamos atendimentos gratuitos, mas nunca algo tão organizado, com o poder de realmente mudar a vida da criança".

Segundo ela, a Turma do Bem possui uma complexa estrutura para garantir que a criança atendida seja tratada até a maioridade, com recursos que apenas os melhores consultórios odontológicos de cada cidade podem oferecer. "Não fazemos apenas a limpeza ou a extração, como no serviço público. Pelo projeto, a criança terá tudo o que precisar, não importando a complexidade", explica.

As crianças carentes são selecionadas diretamente nos colégios públicos mogianos e instituições de caridade. A coordenadora vai à escola, realiza uma triagem e define uma hierarquia de necessidade: "A criança com as piores condições bucais e de família mais carente ganha o tratamento".

No entanto, quem faz a seleção é a própria diretoria da Turma do Bem, na capital. O dentista associado entra em contato e pede para adotar uma criança. Neste caso, a Oscip encaminha os casos mais sérios.
Para ajudar as crianças carentes, a organização realiza uma festa, no dia 4 de dezembro, às 23 horas, no Floresta Club (rodovia Mogi Bertioga, km 5). No camarote reservado para a Turma do Bem, só entrará quem estiver com uma camiseta que deverá ser adquirida por meio do site www.turmadobem.org.br até 30 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Entrevista com Fábio Bibancos